Sono, o maior inimigo do motorista
postado 03/07/2018 às 17:30hrsMais perigoso do que uma estrada esburacada ou rodovia engarrafada, o maior inimigo do motorista de caminhão é o sono.
Pegar estrada com sono não é só perigoso para o motorista, mas também para todos que trafegam à sua volta.
Sono: os dados apontam o problema!
Estima-se que até 20% dos acidentes que acontecem no trânsito são causados por casos de motoristas que acabam dormindo no volante. Esse levantamento preocupante foi realizado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
Os dados da pesquisa mostram que os horários onde mais acontecem os acidentes são durante a madrugada e depois do almoço. A pesquisa foi feita com 495 pessoas, e pelo menos 40% delas – representando um número de 378 motoristas – admitiram que já ziguezagueram na estrada por causa de sono.
Metade desse número assumiu que já teve de parar na via por sentir sonolência.
Uma parcela de 61% desses entrevistados responderam que costumam conduzir no dia seguinte a uma noite mal dormida. Aproximadamente 10% deles confessaram dirigir dessa forma e 23% fazem isso de duas a três vezes por semana!
Ouvir música alta, beber água gelada e tomar ar frio não vão solucionar o problema de quem está com sono.
O efeito vai durar, no máximo, por alguns minutos. Tentar resolver tomando café, por exemplo, não ajuda, porque mesmo fazendo isso, o motorista estará suscetível a cochilos de 4/5 segundos.
Parece pouco, né?
Mas só durante esse curto espaço de tempo, a uma velocidade de 120km/h, 166 metros são percorridos!
O equivalente a um campo de futebol, e nesse meio tempo, a fatalidade acontece.
Além disso, um motorista sonolento geralmente sente dificuldade em manter olhos abertos e atentos, e o pensamento fica confuso.
O condutor começa a piscar devagar e não consegue manter a velocidade constante, tendendo a sair da pista. Outras consequências são não perceber sinalizações nem retornos e até errar o caminho!
Fica o alerta!
Esqueça o café ou qualquer outro jeitinho de enganar o sono. O que funciona de verdade é não cair na estrada quando estiver dessa forma.
Não dirigir por um tempo muito longe sem fazer rápidas paradas ou viajar sozinho depois de uma noite mal dormida é o ideal.
Também é importante prestar atenção em bulas de remédios para evitar dirigir sob efeitos colaterais de sonolência e jamais dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas.
Uma prática comum entre alguns caminhoneiros para driblar o sono é tomar o polêmico rebite, porém essa é uma solução perigosíssima e que podem causar danos irreversíveis à saúde.
Além disso, pode até não funcionar, porque entre os efeitos colaterais dessas anfetaminas estão justamente a visão desfocada e a confusão de pensamento.
Essas sensações já estão presentes no organismo por causa do sono, então o medicamento pode piorar a situação!
Por isso, ao sentir os primeiros sinais de sonolência, o melhor é fazer uma parada em algum lugar seguro e dormir por pelo menos 15 minutos.
Sua vida, seu caminhão, a vida das pessoas à sua volta e principalmente sua família agradecem!