Dicas de amarração de cargas
postado 21/01/2019 às 10:22hrsA segurança não se envolve apenas a estrada ou seguir as normas de velocidade e ultrapassagem… Existem uma série de medidas que a empresa e o motorista podem aplicar para que tudo corra bem. A amarração de cargas é um exemplo: quando bem feita, evita acidentes e muito sustos estrada afora. Por isso, no post de hoje vamos dar algumas dicas preciosas para amarração de cargas, confira!
Utilize o material adequado
É muito importante que a carga seja amarrada com o material correto. A Resolução 552/2015 informa que o produto a ser transportado não pode ser amarrado com cordas. A amarração precisa ser feita com cintas, correntes ou mesmo cabos de aço, por exemplo.
Ao utilizar qualquer uma das opções, é fundamental que os materiais estejam bem conservados para o uso. Preste atenção em corrosão, amassados, desfiamentos, perfurações ou outras deformações no material, por exemplo. Se alguma dessas condições se apresentar, mantenha a segurança e faça a substituição. Não o utilize para fazer a amarração de carga.
Ao comprar os elementos para amarração, lembre-se de garantir que eles possuem identificação permanente. Também é importante que ela seja de fácil acesso e contenha informações como:
- Identificação do fabricante
- Definição da carga máxima de trabalho em tração direta
- Medida do comprimento
- Data da fabricação
- Número da norma brasileira (NBR)
- Código de rastreabilidade
Logicamente, essas informações precisam estar bem claras no produto. Também é importante fazer questão do certificado de garantia da qualidade e do teste do lote. Afinal, a segurança é o que vai fazer com que sua viagem seja bem sucedida.
Dicas de amarração de carga
Amarração firme
O equipamento utilizado precisa ser resistente e a amarração deve ser firme. É isso que vai evitar acidentes, já que os produtos transportados não irão sacudir dentro do caminhão durante a viagem. Além disso, sempre aproveite as paradas para dar uma olhada na amarração e firmá-la caso tenha afrouxado no trajeto.
Trajeto
Conhecer o trajeto é importante prevenir os imprevistos que podem acontecer no decorrer da viagem e exigir freadas bruscas e manobras evasivas.
Distribuição e peso
A carga precisa estar bem distribuída no caminhão, evitando sobrecarregar nenhum lado do veículo.
Comece pela traseira
Para que a distribuição dos eixos seja mais equilibrada, o recomendado é começar colocando a carga no eixo traseiro.
Material de enchimento
Preencher os espaços vazios também é uma forma de evitar que a carga se movimente dentro do caminhão e desestabilize o veículo.
Avalie a resistência da embalagem
Mercadorias com embalagens mais frágeis podem ser fixadas nas camadas superiores, não interferindo na distribuição de peso. Para isso, pode-se usar pallets, que além de organizar ainda facilita a movimentação da carga.
Aproveite essas dicas de amarração de cargas e tenha uma viagem mais tranquila e segura!