Rodocalibrador – o que é e como funciona?
postado 29/11/2018 às 8:28hrsMuito se pergunta sobre o que é o Rodocaibrador e como funciona. No post de hoje você vai entender melhor sobre esse sistema. Ele pode ser aplicado a qualquer veículo, seja ele de transporte de passageiros ou de carga. Confira!
Componentes
O rodocalibrador é composto por um aparelho parecido com um rádio. Ele é instalado no painel de instrumentos do veículo e consegue controlar a pressão e distribuir o ar comprimido, por exemplo. Entre os componentes estão:
- Compressor do veículo
- Reservatório de ar do veículo
- Válvula de retenção
- Chave de acionamento
- Regulador de pressão
- Manômetro
- Junta rotativa
- Válvula de retenção do pneu
- Pneu
Como funciona
O rodocalibrador é ligado ao reservatório de ar comprimido através de uma válvula de 4 vias. Assim, este ar passa pelo painel, e é levado até as juntas rotativas, que transferem o ar comprimido para os pneus do veículo.
Dessa forma, caso aconteça qualquer queda de pressão nos pneus, um sinal sonoro e luminoso é ativado instantaneamente no painel. Portanto, este painel é encarregado de controlar a pressão dos pneus, por meio dos manômetros e da válvula reguladora de pressão.
Importância
Como vimos, a função do rodocalibrador é manter e controlar a pressão adequada para os pneus, por exemplo. Isso mesmo que ocorre qualquer tipo de vazamento, permitindo que o veículo se mantenha rodando mesmo com pequenos furos nos pneus. Com isso, o motorista tem uma chance maior de alcançar um lugar seguro para efetuar o reparo.
O rodocalibrador também serve para conservar os pneus devidamente calibrados. Por isso, garante maior economia de combustível, cerca de 6%, e aumenta a vida útil do pneu, que pode chegar a 20%.
Lojista, agora que você já entendeu melhor a importância do rodocalibrador para os caminhões, que tal acessar o site Nicolini? Lá você encontra peças da melhor qualidade. Se você é caminhoneiro, procure uma loja de peças e procure rodocalibradores Nicolini!