Manutenção do caminhão: o que deve ou não fazer
postado 17/10/2018 às 9:00hrsA manutenção do caminhão é essencial porque garante sua segurança e também evita que você passe por complicações na estrada. Mas o que é preciso fazer ou evitar na manutenção do seu caminhão para que tudo fique dentro dos conformes? Se você tem dúvidas em relação a isso, preste atenção ao post de hoje. Vamos te explicar tudo o que você deve ou não fazer na hora de realizar a manutenção. Confira!
Antes de tudo, faça manutenção preventiva
Todo mundo sabe que é melhor prevenir do que remediar. Por isso, fazer uma manutenção preventiva é um jeito de se antecipar para evitar possíveis problemas futuros. Além disso, muitas vezes, há problemas no veículo que não dão sinais visíveis. Assim, a manutenção preventiva irá ajudar a identificá-los antes que eles surjam no pior momento e comprometam sua viagem.
Nunca ignore a fumaça
Muitas vezes percebemos uma fumaça suspeita saindo do escapamento, mas não damos muita atenção. Parece não ser nada de mais, mas a verdade é que esse pode ser o alerta de que alguma coisa está errada. Portanto, caso isso aconteça, não ignore e procure um profissional que possa dar uma olhada no veículo e dizer o que está acontecendo.
Não esqueça de prestar atenção no óleo
A troca de óleo periodicamente é muito importante. Mas, além disso é preciso prestar muita atenção na colaboração e aspecto do óleo que está sendo retirado. Se ele apresentar muita sujeira ou resíduos, podem ser o alerta de que existe alguma irregularidade nos ímãs do motor do veículo. Caso você note isso, também é preciso procurar um profissional para dar uma avaliação precisa do que pode estar ocorrendo.
Fique atento aos ruídos na marcha do câmbio
Outro detalhe que pode passar despercebido do dia a dia são ruídos ou irregularidades no câmbio do seu caminhão. Eles podem ser o indicativo de algum problema sério na marcha. Portanto, caso você sinta alguma diferença ao manejar o câmbio ou ouça sons estranhos durante a troca de marchas, procure um profissional.
Dê ouvidos ao que o fabricante diz
Tudo o que o fabricante recomendar para que você tenha o melhor aproveitamento e desempenho do seu caminhão é válido. Dê ouvidos a todas as recomendações, principalmente para conservar melhor seu caminhão e garantir que ele dure muito mais.
Fique alerta para pneus cantando
Pneus cantando com frequência podem indicar ou algum outro problema. Por isso, procure realizar sempre a manutenção das rodas e pneus. Caso comece a ouvir os pneus cantando mesmo sem estarem desgastados, procure uma oficina para que um profissional possa identificar o problema e solucioná-lo. Aliás, qualquer som diferente vindo, não somente dos pneus, não deve ser ignorado. Isso porque eles podem ser um sinal de que alguma coisa não está funcionando como deveria. Reforçando o que já dissemos: é sempre bom buscar a ajuda de um profissional.
Trabalhe sempre com peças originais
Na hora de trocar ou substituir alguma peça, preze sempre por produtos originais, com o aval do fabricante do seu veículo. Isso garante a credibilidade de que você está adquirindo peças boas e seguras.
Seguindo essas dicas do que você deve ou não fazer na hora de realizar a manutenção do seu caminhão, você certamente irá garantir muito mais desempenho, segurança e conforto para você em todas as viagens.