Dicas para um trânsito melhor
postado 09/10/2018 às 18:15hrsO trânsito é feito por todos que utilizam as vias. Portanto, todos têm a responsabilidade de colaborar para aumentar a fluidez e diminuir o nível de estresse. Além disso, reduz a perda de tempo nos congestionamentos. Só com a colaboração de todos, do pedestre ao motorista de caminhão, podemos fazer um trânsito melhor e mais seguro. Por isso, hoje separamos 5 dicas para um trânsito melhor, confira!
Respeite o limite de velocidade
É uma questão de física: quanto mais rápido estiver o veículo, menos tempo o condutor terá para reagir em emergências. Respeitando o limite de velocidade, além de diminuir os riscos de acidentes, aumenta a fluidez do trânsito.
Para o motorista, dirigir um uma velocidade controlada permite que sua atenção esteja mais aguçada. Assim, ele consegue enxergar a tempo de desviar de buracos, manchas de óleo ou objetos na pista. Outro fator que diminui o risco de acidente é estar atento às condições da pista, como no caso de chuva, e manter uma velocidade compatível com essas condições.
Gentileza gera gentileza
Dar passagem é uma atitude inteligente e ajuda a todos, pois permite um maior fluxo dos veículos. Em cruzamentos e congestionamentos, por exemplo, podem ser diminuídos (e ser menos estressantes) se os motoristas permitirem a passagem. Isso é bem mais prático do que ficar brigando para entrar um na frente do outro.
Cuide dos pedestres
Os pedestres são o elo mais fraco entre os usuários das vias. Inclusive, os atropelamentos são a principal causa de morte no trânsito brasileiro. Conduzir defensivamente, contando com o surgimento de um pedestre entre os carros no congestionamento, pode evitar esse tipo de acidente.
A atenção deve ser ainda maior quando passar por lugares com grande fluxo de pessoas. Entre esses lugares estão as estações de trem, terminais, metrô, igrejas, hospitais e escolas, por exemplo. Dar a prioridade aos pedestres nas faixas e não ficar acelerando o veículo no momento da travessia também são atitudes que fazem um trânsito melhor.
Respeite os sinais
Graças às placas de sinalização é possível antecipar os perigos e as condições das ruas e estradas. As placas informam sobre as condições do piso (escorregadio) e até sobre vento lateral e curvas acentuadas. Nas estradas, por exemplo, as faixas contínuas – que proíbem a ultrapassagem – indicam que não há espaço para manobra ou mesmo o risco de outros veículos cruzarem a pista.
Siga essas dicas e com atitudes simples, faça um trânsito melhor!