Dia do Caminhoneiro
postado 30/06/2018 às 19:18hrsFeliz Dia do Caminhoneiro!
Epa, de novo? O Dia do Caminhoneiro não foi mês passado? E em Setembro também?
Quando falamos sobre sobre o Dia do Caminhoneiro, podemos citar três datas comemorativas durante o ano.
Dia 30 de Junho foi consagrado como Dia do Caminhoneiro em 1986, no Estado de São Paulo, pelo então governador Franco Montoro. É uma celebração regional!
Já, dia 25 de Julho é o dia de São Cristóvão. Segundo contam, São Cristóvão era um homem forte e robusto, que buscava servir ao mais poderoso de todos os homens.
Quando descobriu que esse homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava as pessoas a passar de uma margem para a outra.
Certo dia, ele carregou em seus ombros um menino que parecia mais pesado a cada passo. Quando São Cristóvão reclamou que parecia carregar o mundo nas costas, o menino respondeu: ”Não carregas o mundo, carregas seu Criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Por isso, São Cristóvão é considerado como padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. Essa data existe desde o Século XV, sendo a mais antiga e mais lembrada pelos estradeiros.
E para deixar tudo um pouco mais confuso….
Em 2009, o presidente em exercício José de Alencar, instituiu o dia 16 de Setembro como Dia Nacional do Caminhoneiro.
Dessa forma, se você é um profissional que vive na estrada transportando o progresso do Brasil, poderá escolher uma das datas citadas, quem sabe a primeira – se você é católico praticante – ou então aproveite para descansar um pouco mais e comemore logo nas três datas do ano!
Só quem vive na estrada pode explicar a vida dura que levam esses profissionais, porque, não bastasse as muitas horas atrás do volante precisando cumprir metas e horários, ainda existem os problemas diversos que surgem nas estradas que podem oferecer muitos riscos tanto para a vida do caminhoneiro, como para a própria mecânica do caminhão – o que dificulta ainda mais o trabalho!
Já para quem não trabalha no ramo, mas quem sabe e admira esse profissional, aproveite para reservar o Dia do Caminhoneiro para homenagear da forma como merecem.
Se você dúvida disso, experimente acompanhar a rotina dos caminhoneiros pelo menos por uma semana! Já será o suficiente para mudar de ideia.