12 dicas de segurança para o caminhoneiro
postado 31/10/2018 às 9:00hrsExistem caminhoneiros que precisam sempre verificar se o leite não azedou durante o trajeto. Outros têm cuidado redobrado com cargas frágeis ou perigosas. Há ainda aqueles que levam máquinas pesadas e precisam de um caminhão robusto para transportá-las. Mas uma coisa todos os caminhoneiros têm em comum: a preocupação com a segurança deles e das cargas que carregam. Para não ter surpresas desagradáveis na estrada e para que a viagem seja tranquila, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, separamos 12 dicas de segurança para o caminhoneiro:
Use sempre o cinto de segurança
Essa é a regra número um para qualquer tipo de motorista. O cinto de segurança é o equipamento que vai manter o caminhoneiro a salvo caso algum acidente aconteça.
Respeite o limite de velocidade
Outra regra muito importante. Quem dirige em velocidade adequada, tem menos chances de sofrer um acidente. Lembre-se disso!
Planeje a viagem
Sempre tente planejar a viagem. De preferência, procure não trafegar por vias desconhecidas. Prefira sempre o caminho que você já conhece e evite surpresas.
Verifique as condições do caminhão
Não adianta dirigir com cuidado se o caminhão não estiver em perfeitas condições. Não atrase a manutenção do seu companheiro de trabalho.
Esteja disposto e saudável para dirigir
Essa pode ser uma das exigências mais difíceis. Mas caminhoneiro morto não recebe salário, então conheça seus limites. Também é importante dormir o quanto for possível e respeite sua saúde.
Evite transitar à noite em lugares desconhecidos
Se você precisa trafegar por uma via desconhecida e, puder planejar sua viagem, tente percorrer a estrada de dia. Ao anoitecer, prefira rotas que você já conheça.
Se necessário, chame as autoridades competentes
Ao ver um acidente na estrada ou obstáculo, entre em contato com o SAMU (192) ou com a Polícia Rodoviária Federal (191). Não desembarque para ajudar. Infelizmente, ladrões simulam acidentes para enganar motoristas prestativos.
Procure dirigir com as janelas fechadas
Todo mundo gosta de um bom vento no rosto enquanto dirige sob o sol em uma estrada lisinha, né? Mas tome cuidado: evite se expor demais, principalmente durante a noite.
Não pare na estrada devido a danos leves no veículo
É aconselhável que o caminhoneiro siga em frente, mesmo com um pneu furado ou algum dano menor do veículo. Pare apenas quando chegar a um lugar seguro.
Não pare em lugares desertos ou sem iluminação
Sabe aquela paisagem maravilhosa que você viu no caminho e que ninguém encosta para observar porque a rota é deserta e perigosa? Esse é um sinal de que você também não deve parar. Guarde a imagem apenas na memória. Sua segurança vem sempre em primeiro lugar.
Não pare o caminhão e fique dentro dele
Você pode pensar: esse lugar parece perigoso, então vou parar aqui, mas ficar dentro do caminhão. Porém, parar o caminhão em um lugar inapropriado e não descer é tão perigoso quanto parar e sair do veículo. Sua carga pode ser furtada nos dois casos.
Em caso de assalto, evite reagir
Assim como em qualquer caso de assalto, a reação pode levar a consequências drásticas. A carga é valiosa, sim. O ladrão deve ser punido, sim. Mas sua vida vale mais. Deixe as providências para os órgãos responsáveis. Dê prioridade à sua segurança.
Siga essas dicas de segurança e lembre-se: sua prioridade deve ser sempre sua vida e a segurança das pessoas ao seu redor. Até a próxima!